Capa

Catarinense de Rally Scherer 4x4 abriu temporada 2023 em São Bento do Sul

A primeira etapa do Catarinense teve 128 quilômetros e já impôs desde os primeiros metros um ritmo de disputa intenso. Próxima prova será em junho, na Fenajeep

08.05.2023  |  406 visualizações

O Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4x4 2023 começou em ritmo acelerado. Se não bastasse a adrenalina dentro das trilhas com médias justas de velocidade, a primeira etapa da temporada esquentou logo nos primeiros metros de prova.   

Realizada no último sábado, dia 06 de maio, em São Bento do Sul (SC), a competição largou do Centro de Eventos Promosul, e 500 metros depois já estava dentro da EXPOAMA, um local que exige demais da navegação. “A dupla precisou estar atenta desde o início. Não teve aquecimento e nem tempo para respirar. A navegação foi intensa”, disse o diretor geral do evento, Alexandre Rech. “Foi um rally bastante dinâmico, com diversos obstáculos off-road, privilegiando os principais pontos da região”, completou.   

Um dos destaques da etapa foi a presença de seis duplas estreantes, que se inscreveram na categoria Novatos. Nenhuma delas teve qualquer contato com o rally de regularidade antes e, por isso, vivenciaram uma aventura inédita. “Fizemos dois briefings para esses participantes, de forma a ensiná-los a mexer nos equipamentos de navegação, fazer a leitura da planilha e conscientizá-los de que o mais importante é não se perder. Nesta fase, o principal é acertar o caminho”, explicou Rech, que acompanhou esses off-roaders durante todo o trajeto, ajudando àqueles que se perdiam. “Todos completaram a prova”, pontuou.   

Foram cerca de quatro horas para completar o desafio de 128 quilômetros, com 56 quilômetros navegados, que além do EXPOAMA, também passou pela Fazenda Katzer e Autódromo Lourenço Schreiner.   

No pódio  

Na Máster, os campeões foram Dirceu Potrich e Vitor Fleischmann. “Foi um início de temporada espetacular. Competi com um novo carro (uma Mitsubishi Pajero) e a adaptação foi muito boa. O Catarinense é uma das melhores Copas do país e precisa ser valorizado, por isso, é extremamente gratificante vencer aqui”, comemora o piloto. Em segundo lugar ficou Deonilson Salla e Ronaldo Rodrigo dos Santos, seguidos de Eder Reis e André Tondin, em terceiro.   

Na Graduado, os melhores foram pai e filho, Marcelo Cominesi e Lucas Cominesi. Na segunda posição ficaram Henrique Moraes Leme de Moura e Rafael Labhardt, e em terceiro, Orli Ademir Katzer e Gustavo Henrique Katzer.   

Na Turismo, Denilson Bonfanti e Bruna de Oliveira ganharam a etapa. “Prova bem técnica e com muitas pegadinhas. O equipamento de navegação teve que estar bem aferido, para não perdemos a referência e errar alguma entrada (mudança de direção). Tivemos um pequeno erro, mas conseguimos recuperar e, assim, conquistamos a nossa primeira vitória”, falou Denilson. Eles foram seguidos por Alencar Adami Granemann e Alfredo Adami Granemann, e Ramon Oliveira de Souza e Fábio Augusto Conte, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.   

E na categoria Novato, a dupla Luis Henrique Barbosa e Maria Luiza Barbosa saboreou o gostinho da vitória. Na segunda posição vieram Ederson Francisco Figura e Ronan Marcel Koepp, com Joelias Silva Pinto Júnior e Anderson Ricardo Silvestro, em terceiro.  

A próxima disputa do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4x4 2023 será no dia 10 de junho, na 29ª Fenajeep, em Brusque (SC). O rally fará parte da programação do evento off-road mais importante da América Latina, que acontece de 07 a 11 de junho.   

 

Classificação  

1ª etapa Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4x4 

São Bento do Sul, SC  

Categoria Máster 

 

1º Dirceu Potrich e Vitor Fleischmann, 1.274 pontos perdidos 

2º Deonilson Salla e Ronaldo Rodrigo dos Santos, 1.777 pontos perdidos 

3º Eder Reis e André Tondin, 2.165 pontos perdidos 

4º Vinicius Parizotto Gustman e Vanderlei Hirt Marques, 12.393 pontos perdidos 

 Categoria Graduado 

1º Marcelo Cominesi e Lucas Cominesi, 13.916 pontos perdidos 

2º Henrique Moraes Leme de Moura e Rafael Labhardt, 16.697 pontos perdidos 

3º Orli Ademir Katzer e Gustavo Henrique Katzer, 29.748 pontos perdidos 

4º Lauro Papael Gomes e Kassiano Kerber, N/C  

Categoria Turismo  

1º Denilson Bonfanti e Bruna de Oliveira, 3.021 pontos perdidos 

2º Alencar Adami Granemann e Alfredo Adami Granemann, 9.401 pontos perdidos 

3º Ramon Oliveira de Souza e Fábio Augusto Conte, 9.702 pontos perdidos 

4º Diego Araujo Salla e Leonardo José de Farias,10.984 pontos perdidos 

5º Rafael Silveira Colonetti e André Vanor Pacheco, 30.376 pontos perdidos 

 Categoria Novato  

1º Luis Henrique Barbosa e Maria Luiza Barbosa, 96.057 pontos perdidos 

2º Ederson Francisco Figura e Ronan Marcel Koepp, 291.345 pontos perdidos 

3º Joelias Silva Pinto Júnior e Anderson Ricardo Silvestro, 292.343 pontos perdidos 

4º Ronaldo Krochmalnei e João Ricardo Krochmalnei, 451.825 pontos perdidos 

5º Kelwin Romaldo Lubke e Camila Carniel Franca, 619.989 pontos perdidos 

 

O Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4x4 tem patrocínio de Scherer Autopeças, 3RS Confecções, Tecnnic Eletrônica Industrial e Castelo Distribuidora de Autopeças.  

Apoio de Departamento de Turismo de São Bento do Sul, Caçador Jeep Clube, Jeep Clube de São Bento, Brusque Jeep Clube e Prefeitura de Caçador.  

Organização Trecho 1. Supervisão de FAUESC.  

Leia também...
04.12.2023

Município serrano desafiou pilotos e navegadores com percurso variado por estradas vicinais. Categoria Cidade, para novos competidores, também trouxe de volta um destaque da velha guarda

30.11.2023

Além da disputa do campeonato, evento também recebe pessoas que desejam apenas participar da etapa para aproveitar um sábado de aventura, com muito off-road e em meio a natureza. Largada é às 9h31 do Mercado Público

28.11.2023

A decisão da temporada 2023 será em Lages, em um percurso de 120km e aproximadamente quatro horas

08.11.2023

Lages foi a cidade escolhida para sediar a etapa final da temporada 2023 do Catarinense de Rally. Duplas já podem garantir um lugar neste grid. Adeptos do off-road que moram próximos a região tem categoria exclusiva