Capa

Transcatarina 2022 consagra campeões inéditos

Disputa no rally de regularidade foi acirrada até o último quilômetro, em Jaraguá do Sul. Último dia do desafio exigiu perícia de pilotos e navegadores

11.07.2022  |  1.184 visualizações

Um dia completo para coroar os melhores do Transcatarina 2022. O sábado foi fiel à promessa da organização do rally de regularidade de um dos principais eventos off-road do país e trouxe todo o tipo de desafio para as duplas nas cinco categorias, no percurso que ligou São Bento do Sul a Jaraguá do Sul. Especialmente com os vários balaios e pegadinhas que exigiram atenção total dos navegadores. As médias de velocidade mais elevadas e a poeira completaram um cenário perfeito para a definição dos vencedores.

O público numeroso que ocupou a área externa da Arena Jaraguá recebeu mais uma vez a caravana de braços abertos, marcando o fim da aventura de quatro dias. Para pilotos e navegadores, a sensação de mais um desafio superado. E a expectativa pelo anúncio dos vencedores das três etapas (que atravessaram a Expoama, o Autódromo de São Bento do Sul e a Fazenda Katzer), que só viria à noite, no jantar de encerramento desta 14ª edição. Nas conversas entre eles, só uma certeza: a de que os melhores do quarto dia provariam ser competidores completos.

Leandro Riffel e Michael Masson foram mais do que isso. Em meio a um grupo de feras - várias com títulos -, conquistaram o seu primeiro na Master, a categoria para as duplas de maior experiência. O piloto de Piratuba e o navegador de Capinzal souberam ser regulares na passagem pelos inúmeros PC's mas, também nas primeiras posições da classificação das dez etapas ao longo dos quatro dias. E fizeram uma festa merecida no topo do pódio final. Terminaram à frente de Olair Fagundes e Jhonatan Ardigo, em segundo; e de José Andrade Júnior e Bernardo Schafer Andrade (pai e filho).

A emoção não faltou na hora de receber um troféu mais que especial para a dupla. "Tivemos que administrar a ansiedade, nos preparamos por quatro anos para esse momento e ele finalmente chegou", destacou Leandro. A quem Michael dedicou a conquista pela confiança. "Eu navegava na Turismo Iniciante e ele me puxou para andar na Master. Teve paciência para que eu evoluísse e sou muito grato por isso. Conseguimos".

Já na Graduados, o cuiabano José Carlos da Silva, o 'Zé do Chapéu' e o gaúcho Tiago Poisl comemoraram um resultado construído à base de muita constância. Tanto assim que, mesmo descartando duas das etapas do sábado, tinham pontos suficientes para superar  Deonilson Salla e Leandro Macedo Ferreira, vice-campeões; e Dirceu Araújo Salla e Diego Araújo Salla, que terminaram em terceiro. "Estou realizando um sonho após 11 anos. Sempre me aperfeiçoando, buscando melhorar e acreditando. Conseguimos crescer a cada dia para levar o título", disse Zé, com o troféu e o chapéu.

Na Turismo, o troféu de campeão foi para a paranaense Ivaí, com Marcelo e Lucas Cominesi. Eles somaram os mesmos 117 pontos finais de Osmar Fleischmann e Vítor Fleischmann, mas levaram a melhor nos critérios de desempate. Terceira posição para Marcos Giannoni e David Taufik Rahd. "Ganhar é muito prazeroso, especialmente preservando as amizades que fazem o esporte tão especial. A organização está de parabéns, a prova mais uma vez foi muito bem feita".

Os campeões da Turismo Iniciante viraram o jogo neste último dia, para fazer a festa em família. Os sorocabanos Marcos 'Charada' Carraresi e Luciano 'Charadinha' Carraresi bateram os companheiros de equipe Henrique Moura e Eber Michelino de Oliveira. E com direito a susto. "Tomei três penalizações por radar mas, felizmente, não foram suficientes para tirar a nossa vitória. O Charadinha está evoluindo muito. Costumo dizer que ele não é só um navegador, mas um alvará, já que a patroa não tem como nos impedir de andar. E o ano está sendo mágico. Já tínhamos levado o Transparaná. Agora também o Transcatarina".

Rafael Colonetti e André Vanor Pacheco conseguiram a proeza de se sagrar campeões na Turismo Light como vencedores nos quatro dias. "O Transcatarina é uma escola de pilotos e navegadores. Trabalhamos, nos empenhamos e vencemos. Agora é subir mais um degrau para andar na Light", disse o piloto. Segunda posição para Alencar Adami Granemann e Alfredo Adami Granemann. E terceira para a dupla feminina formada por Alexia Guardia Dierberger e Doris da Costa Xavier Pinheiro.

Agora é momento de descansar e comemorar. Mas não demora muito e os planos para a disputa do 15º Transcatarina começam a todo vapor. Bruno Gatti, presidente do Caçador Jeep Clube, responsável pela organização, ressaltou o sucesso do evento. "A felicidade de todos ao completar mais um Transcatarina é a certeza de que entregamos tudo o que preparamos. O sucesso de mais esta edição nos dá motivação extra para fazer ainda melhor em 2023".



Transcatarina 2022
Quarta etapa: São Bento do Sul - Jaraguá do Sul

Master
1. Leandro Rodrigo Riffel/Michael da Silveira Masson, 1.162 p.p
2. Leandro Pereira Moor/Claudio Roberto Flores, 1.202 p.p
3. José Andrade Júnior/Bernardo Schafer Andrade, 1.243 p.p
4. Flávio Roberto Kath/Rafain Walendowsky, 1.289 p.p
5. Victor Pudell/Ronaldo Willian Rodrigues dos Santos, 1.621 p.p

Graduados
1. Dirceu Araújo Salla/Diego Araújo Salla, 1.852 pontos perdidos
2. Marcelo Prevideli/Rafael Augusto Avelar e Pinto, 2.251 p.p
3. Eder Reis/André Tondin, 2.818 p.p
4. Marcos José dos Santos/Lobsang Max, 4.898 p.p
5. Lauro Gomes 'Papael'/Kassiano Kerber, 8.952 p.p

Turismo
1. Marcelo Cominesi/Lucas Cominesi, 949 pontos perdidos
2. Osmar Fleischmann/Vítor Fleischmann, 1.092 p.p
3. Marcos Giannoni/David Taufik Rahd, 1.157 p.p
4. Vinícius Parizotto Gustman/Felipe Tavares, 1.435 p.p
5. Denílson Bonfanti/Bruna de Oliveira, 2.560 p.p

Turismo Iniciante
1. Jorge Luiz Scuro Peixoto/Gustavo Andreolli Peixoto, 4.181 pontos perdidos
2. Marco Charada Carraresi/Luciano Charadinha Carraresi,  5.005 p.p
3. Ricardo Hoffmann/Guilherme dos Santos Hoffmann, 7.588 p.p
4. Henrique Moura/Eber Casotti Michelino de Oliveira, 16.809 p.p
5. Maurício Assis/Bruna Diniz Nunes, 43.607 p.p

Turismo Light
1. Rafael Silveira Colonetti/André Vanor Pacheco,  1.532 pontos perdidos
2. Alencar Adami Granemann/Alfredo Adami Granemann, 2.771 p.p
3. Alexia Guardia Dierberger/Doris da Costa Xavier Pinheiro, 9.587 p.p
4. Vítor Delfrate Neto/Guilherme Delfrate, 16.628 p.p
5. Márcio Neneve/Fernando Michel, 165.386  p.p

Classificação final

Master
1. Leandro Rodrigo Riffel/Michael da Silveira Masson, 126 pontos
2. Olair Fagundes/Jhonatan Ardigo, 112
3. José Andrade Júnior/Bernardo Schafer Andrade, 108
4. Leandro Pereira Moor/Claudio Roberto Flores, 104
5. Flávio Kath/Rafain Walendowsky, 99

Graduados
1. José Carlos da Silva/Tiago Poisl, 111 pontos
2. Deonilson Salla/Leandro Macedo Ferreira, 105
3. Dirceu Araújo Salla/Diego Araújo Salla, 104
4. Antônio Miranda Ribeiro Filho/Marcelo Almeida Novaes, 102
5. Eder Reis/André Tondin, 101  pontos

Turismo
1. Marcelo Cominesi/Lucas Cominesi, 117 pontos
2. Osmar Fleischmann/Vítor Fleischmann, 117
3. Vinícius Parizotto Gustman/Felipe Tavares, 114
4. Marcos Giannoni/David Taufik Rahd, 110
4. João Marques/Fabiana Gonçalves Marques, 95

Turismo Iniciante
1. Marco Charada Carraresi/Luciano Charadinha Carraresi, 130
2. Henrique Moura/Eber Casotti Michelino de Oliveira, 128 pontos
3. Jorge Luiz Scuro Peixoto/Gustavo Andreolli Peixoto, 106
4. Ricardo Hoffmann/Guilherme dos Santos Hoffmann, 96
5. Maurício Santos Assis/Bruna Diniz Nunes, 92

Turismo Light
1. Rafael Silveira Colonetti/André Vanor Pacheco, 136 pontos
2. Alencar Adami Granemann/Alfredo Adami Granemann, 120
3. Alexia Guardia Dierberger/Doris da Costa Xavier Pinheiro, 101
4. Pedro Paulo Esmeraldino/Henrique Amaral Esmeraldino, 96
5. Vítor Delfrate Neto/Guilherme Delfrate, 90

Leia também...
31.05.2023

Na edição de 15 anos do Transcatarina, organização preparou um novo percurso para os participantes da Expedition. Serão cerca de 500 quilômetros de muito off-road, turismo e paisagens incríveis

25.05.2023

Evento terá oito dias de duração. Categorias de Competição e de Turismo serão em datas diferentes para oferecer exclusividade aos participantes. As inscrições seguem abertas

24.08.2022

Evento já conta com 256 pré-inscritos para 15ª edição, que terá novo formato (em oito dias) e muitas novidades

11.07.2022

Final dos quatro dias de aventura, em Jaraguá do Sul, foi marcado por festa, satisfação e desejo de retornar para encarar os caminhos do interior catarinense no ano que vem