Capa

Categorias Adventure, Passeio Radical e Expedition exploraram o que há de melhor no estado

Trilhas, erosões e muita lama ditaram o ritmo das Adventure, Passeio Expedition e Radical. Em 2020, essas categorias tiveram recorde de inscrição

04.11.2020  |  1.123 visualizações

No último sábado (31 de outubro) terminou o 12º Transcatarina, considerado pelos participantes das categorias Passeio Radical, Expedition e Adventure, como uma das edições mais divertidas de toda a história do evento. O protocolo de segurança em prevenção a pandemia do Covid-19 foi cumprido com êxito por todos os envolvidos (staff e off-roaders) e, assim, mais de 130 carros se embrenharam pelas trilhas que compõe a região de Fraiburgo, Treze Tílias e Caçador. 

A Passeio Radical atende ao perfil dos off-roaders que não querem competir, e tem como objetivo apreciar a natureza, encarar desafios e testar as habilidades técnicas a bordo do 4x4, acompanhados sempre pela equipe de apoio do Transcatarina. “Um roteiro nem leve, nem pesado, mas o suficiente para oferecer emoção e fazer a turma se divertir”, disse o coordenador da Passeio Radical II, Marcelo Renan Figueiredo. 

Nesse ano, a Passeio Radical 2 teve cerca de 800 quilômetros e passou por áreas de reflorestamentos de pinus e eucaliptos, matas nativas, atravessou rios e acelerou por estradas dos interiores dos municípios de Fraiburgo, Videira, Pinheiro Preto, Treze Tílias, Arroio Trinta, Macieira, Caçador e Lebon Régis. “Nosso desafio foi encontrar caminhos em uma sequência que ficasse interessante para os participantes e, com a ajuda dos Jeeps Clubes das regiões, levantamos um roteiro bem elaborado para elevar o nível da nossa categoria”, explica Figueiredo. 

Já na Passeio Radical I, liderado por Itamar Peixer, o evento percorreu em torno de 430 quilômetros, aproveitando ao máximo as características da região e particularidades de cada cidade por onde passaram. “Foi exigido diferentes habilidades dos pilotos na condução dos veículos, mas sempre com o nosso apoio por perto para os menos experientes. Acreditamos que um bom off-roader deve treinar suas habilidades para a condução 4x4 em diversas situações e terrenos. E foi isso que buscamos proporcionar neste ano”, destacou Peixer. 

Pelo caminho, não faltaram belas paisagens rurais, campos de altitude e trilhas de mata nativa e reflorestamento. Atoleiros, travessias de rios e trechos técnicos de erosões também fizeram parte da Passeio Radical I e II. “Para quem busca aventura com uma boa pitada de desafios para ser vivida em família, essa categoria é a mais indicada. Este ano tivemos vários casais e duplas formadas por pai e filho. Foi emocionante”, detalha Peixer. 

Passeio Expedition 

Dentro da categoria Passeio, este ano foi estreia da Expedition, com trilhas leves e obstáculos médios, utilizando pneus AT ou Mud. Indicado para famílias, a Expedition contou com participantes de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. 

A Expedition entrou com o pé direito e explorou pontos turísticos da região, como a rota das cachoeiras, a ponte coberta de madeira, o museu Contestado entre outras atrações naturais. Segundo Evaldo Schulze, foram rodados 350 quilômetros de trilhas e o sucesso foi absoluto. “Foi uma aventura agradável, para se ter uma ideia, já temos, no dia de hoje, cinco pré-inscrições para o ano que vem. A Expedition veio para ficar e trará mais oportunidades às pessoas que queiram participar do Transcatarina”, afirmou Schulze. 

Adventure: atrás de encrenca 

Carros muito bem preparados e situações beirando ao extremismo são característicos da categoria Adventure, que este ano completou dez anos dentro do Transcatarina. São três grupos e cada um é composto por 30 viaturas 4x4 super equipadas. 

Após seis anos como participante da Adventure, Luciano Araújo Castelo Branco, teve o desafio de coordenar a Adventure 2. “Foi uma honra receber esse convite. Conduzimos 30 carros em um evento que considero o maior do Brasil e o mais bem prospectado dentro do mundo off-road”, diz Branco. 

Nesta categoria, além das tradicionais trilhas pesadas, com direito a deslocamentos em rios contra a correnteza, a gastronomia foi um diferencial. “Tivemos a típica culinária sulista, com o michuim, que é um cordeiro assado no rolete, costela assada no chão e um risoto maravilhoso”, detalha o coordenador da Adventure 2. Para ele, esta edição se resumiu a um sentimento: amizade. “O espírito de equipe e amizade foram demais. As pessoas foram solícitas, sempre um ajudando ao outro, foi incrível”, revela Branco. 

Na Adventure 1, coordenada por Nilton Schnaider Júnior, o Marrone, o destaque desse 12º Transcatarina foi o penúltimo dia, em que a caravana passou pela trilha Corredor Coxilha Rica. “É um caminho por onde passavam os tropeiros com seus animais, próximo ao Contestado - no alto da serra - com destino à São Paulo. É um corredor feito de taipas pelos escravos e percorremos 12 quilômetros, sendo nove deles com obstáculos de guincho e paisagens exuberantes. Os participantes saíram de alma lavada”, finaliza Marrone.

Leia também...
31.05.2023

Na edição de 15 anos do Transcatarina, organização preparou um novo percurso para os participantes da Expedition. Serão cerca de 500 quilômetros de muito off-road, turismo e paisagens incríveis

25.05.2023

Evento terá oito dias de duração. Categorias de Competição e de Turismo serão em datas diferentes para oferecer exclusividade aos participantes. As inscrições seguem abertas

24.08.2022

Evento já conta com 256 pré-inscritos para 15ª edição, que terá novo formato (em oito dias) e muitas novidades

11.07.2022

Final dos quatro dias de aventura, em Jaraguá do Sul, foi marcado por festa, satisfação e desejo de retornar para encarar os caminhos do interior catarinense no ano que vem