O Aparados Off-Road está prestes a começar (de 18 a 21 de setembro), e a cidade de Cambará do Sul (RS) é a sede deste encontro fora-de-estrada que tem a expectativa de reunir mais de 400 pessoas, vindas de diversas regiões do Brasil (a incluir o Norte e o Nordeste). Apesar de estar apenas na quarta edição, o evento já conquistou um espaço de respeito no mundo off-road e figura entre as principais competições de rally de regularidade do Brasil.
Com vagas abertas para a categoria, essa é mais uma chance para pilotos e navegadores testarem suas habilidades e sintonia, em uma disputa técnica e de alta performance. De acordo com o diretor geral do evento, Alexandre Rech, grandes nomes da modalidade já confirmaram presença, o que nivelará por cima as disputas em busca do título do 4º Aparados Off-Road. As inscrições podem ser realizadas no site www.aparadosoffroad.com.br e as categorias são Master, Graduado, Turismo e Novato.
São três dias de certame, em percursos que exploram o melhor da região dos Campos de Cima da Serra Gaúcha. Além de Cambará do Sul, o roteiro passa por Jaquirana, São José dos Ausentes e Bom Jesus, totalizando aproximadamente 600 km de trilhas.
Detalhes do trajeto
O primeiro dia de rally terá um deslocamento curto, seguido pela travessia do Rio Camisas. Em menos de 15 km, os participantes cruzam fazendas, corredores estreitos e passam em frente a casarões antigos que retratam a cultura local. O percurso segue em direção ao Parque Estadual do Tainhas, onde os competidores pisam fundo em terreno plano em meio a reflorestamento de pinus. “Nesse trecho de 18 km, é possível acelerar muito, mas com atenção à navegação devido às entradas escondidas e curvas”, alerta Rech.
No dia seguinte, o nível de dificuldade aumenta. Com terrenos pedregosos e de muitos desafios naturais, essa parte do rally desafia ainda mais os off-roaders, cruzando o Passo do S – um cartão postal com uma cascata e uma travessia de rio de 160 metros de largura. "Ainda teremos uma dinâmica diferente ao entrar em um pomar de maçãs”, detalha Rech.
No último dia, pilotos e navegadores entram novamente em uma área de reflorestamento, com chão bom para acelerar. “Mais uma vez tem alta velocidade, que pede atenção dos navegadores para não perder as mudanças de direção da planilha”, alerta Rech. Cada dia de prova tem em torno de seis horas.
O 4º Aparados Off-Road também possui outras categorias: Trilha 4x4, Passeio 4x4 e Passeio Radical (algumas possuem lista de espera). As categorias possuem trilhas e aventuras diferenciadas (nível de dificuldade), justamente para atender os diversos tipos de entusiastas off-road.
A concentração do 4º Aparados Off-Road começa no dia 18 de setembro (quarta-feira), no Eco Cambará Hotel. Às 10h30 abre a secretaria de prova para a confirmação de inscrição, com briefing geral às 16h. Na Praça Central de Cambará do Sul ocorrerá a largada promocional para todas as categorias às 18h30, e às largadas oficiais no dia 19 (quinta-feira), a partir das 7h30, com o início das aventuras. O evento se estende até o dia 21, com encerramento previsto para às 19h, no restaurante Fogo, Brasa e Sabor.
Siga-nos @aparadosoffroad
O projeto Aparados Off Road é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria do Esporte e Lazer - Pró-Esporte RS, Fusopar, Keko e Resfriar, pela lei número 13.924/2012, através do ICMS, recurso público pago por toda sociedade civil.
Uma promoção da Associação Gaúcha de Pilotos e Navegadores de Rally Trancos e Barrancos com a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo e a Confederação Brasileira de Automobilismo.
#novasfaçanhasnoesporteelazer
Cambará do Sul consagra os vencedores do rally de regularidade e recepciona participantes das categorias de passeio após a última aventura pelos caminhos dos Campos de Cima da Serra Gaúcha
Cambará do Sul consagra os vencedores do rally de regularidade e recepciona participantes das categorias de passeio após a última aventura pelos caminhos dos Campos de Cima da Serra Gaúcha
Piso escorregadio dificultou a vida de pilotos e navegadores em mais um percurso técnico e com muitos obstáculos. Os campeões do rally de regularidade serão conhecidos neste sábado (21). Categorias de passeio encararam roteiros que garantiram diversão, adrenalina e paisagens de cair o queixo
No Dia do Gaúcho, a chuva aparece nos Campos de Cima da Serra e torna a aventura ainda mais desafiadora para as categorias do rally de regularidade e passeio. A quarta edição do evento termina neste sábado (21), em Cambará do Sul