O som de motores acelerados anunciou que o 32º Sertões começou na capital federal. Nesta sexta-feira, 23, foi disputado o prólogo – tomada de tempo que definiu a ordem de largada para a primeira etapa, que tem como destino a cidade de Formosa (GO). Os competidores aceleraram por um percurso de 11 km dentro do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, em Brasília (DF).
Trechos de alta velocidade e em terreno batido, com algumas curvas e depressões serviram para aquecer os participantes que, até o dia 31 de agosto, vão encarar 3.704 km, com 2.306 km de cronometro aberto. Na disputa pelo título do 32º Sertões estão pilotos e navegadores de 40 carros, 51 motos, 5 quadriciclos e 89 UTVs.
A equipe Braço Curto MotorSport coloca a sua força à prova em duas categorias de destaque: Ultimate T1, com a dupla Luiz Manara e Léo Telles Silva (#358) e Ultimate Brasil, com Mário Marcondes e Artêmio Pauluci (#360).
A bordo da XRanger – preparada pela X Rally – Marcondes e Pauluci garantiram o 10º melhor tempo do prólogo, e começam o Sertões no pelotão da frente. “O prólogo serve como um bom aquecimento para encarar o que vem pela frente. Além de estarmos com uma nova picape (Ranger), este ano vamos navegar com a planilha digital, algo um pouco diferente, mas que já estávamos preparados para utilizar”, fala Pauluci. “O trecho inicial foi técnico, com partes mais travadas e outras de alta velocidade, além da poeira que adicionou um desafio extra. Foi um ótimo início para nós”, completou.
Já Manara e Telles – que aceleraram uma Mitsubishi L200 Evo – ficaram na 31ª posição. Manara destacou a dificuldade do terreno e um problema que, “felizmente” aconteceu no exato momento da chegada.
“Andamos bem, mas tivemos um pequeno contratempo com o freio traseiro, assim que terminamos o trecho cronometrado. Uma pedra entrou entre a pinça e o disco de freio, mas, devido a qualidade da peça (Hipper Freios), nada foi danificado”, explicou o piloto. “O chão estava duro e escorregava em alguns momentos, o que proporcionou uma boa diversão e, o mais importante, nos mantivemos competitivos entre os concorrentes da nossa categoria”, destacou.
De acordo com a organização do evento, o prólogo foi apenas o começo de uma das edições mais desafiadoras do Sertões. O roteiro deste ano inclui etapas em Formosa (GO), Santa Maria da Vitória (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA). Com etapas em formato “margarida” ou “laço”, o deslocamento das equipes de apoio será reduzido, ficando em 1.453 km.
O cronometro será aberto neste sábado (24), com uma etapa de 535 km rumo a Formosa. A especial tem 253 km e tende a exigir bastante do conjunto mecânico e dos participantes, pois começa em trecho de serra estreia, com muitas subidas e descidas e erosões. Para completar, terreno de areia, cascalho e piçarra ao longo de todo o roteiro.
32º Sertões
24 de agosto (sábado) Etapa 1
Brasília (DF) a Formosa (GO)
DI: 38 km
SS: 236 km
DF: 253 km
Total: 527 km
25 de agosto (domingo) Etapa 2
Formosa (GO) a Santa Maria da Vitória (BA)
DI: 29 km
SS: 433 km
DF: 208 km
Total: 670 km
26 de agosto (segunda-feira) Etapa 3
Santa Maria da Vitória (BA) a Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 3 km
SS: 336 km
DF: 47 km
Total: 386 km
27 de agosto (terça-feira) Etapa 4
Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 6 km
SS: 418 km
DF: 10 km
Total: 434 km
28 de agosto (quarta-feira) Etapa 5
Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 16 km
SS: 263 km
DF: 14 km
Total: 293 km
29 de agosto (quinta-feira) Etapa 6
Luís Eduardo Magalhães (BA) a Formosa (GO)
DI: 139 km
SS: 218 km
DF: 277 km
Total: 634 km
30 de agosto (sexta-feira) Etapa 7
Formosa (GO)
DI: 85 km
SS: 349 km
DF: 63 km
Total: 497 km
31 de agosto (sábado) Etapa 8
Formosa (GO) a Brasília (DF)
DI: 29 km
SS: 133 km
DF: 101 km
Total: 263 km
A Braço Curto MotorSport tem patrocínio de Conasa Infraestrutura, Companhia Águas de Itapema, AMC Construções, New Holland – Shark Máquinas, Hipper Freios e Makmo Infraestrutura
Neste próximo sábado (31), os competidores alinharão seus veículos para mais uma disputa da Mit Cup. A segunda etapa da temporada 2025 terá cerca de 100 km com promessa de alta velocidade
Neste próximo sábado (31), os competidores alinharão seus veículos para mais uma disputa da Mit Cup. A segunda etapa da temporada 2025 terá cerca de 100 km com promessa de alta velocidade
Neste próximo sábado (31), os competidores alinharão seus veículos para mais uma disputa da Mit Cup. A segunda etapa da temporada 2025 terá cerca de 100 km com promessa de alta velocidade
Mario Marcondes e Artemio Pauluci encararam a segunda etapa da prova, em Araxá (MG), e ocuparam a segunda posição entre os carros. Pódio final será conhecido neste sábado (17)