Por meio do Rally Ecológico realizado neste último sábado (19), pilotos e navegadores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do Pantanal mato-grossense e percorrer parte da famosa Transpantaneira. De acordo com a organização do evento, a Cronorally e o Sportsmotor Clube de Automobilismo, cerca de 95% do grid formado por 57 veículos inscritos (e aproximadamente 180 pessoas), nunca estiveram na região.
A largada da competição foi em frente a Prefeitura de Várzea Grande, às 8h. De lá, os competidores seguiram pelos vilarejos de Poço Fundo, Pirizal, Porto Cercado e Porto Jofre, com destino a cidade de Poconé. A chegada aconteceu as margens do Rio Pixaim, no Hotel Pantanal Mato Grosso.
Porta de entrada para iniciantes
O grande diferencial do Rally Ecológico é que ele é feito para pessoas iniciantes no rally de regularidade, sendo considerado uma das portas de entrada para o esporte. As categorias disponíveis são 4x4 Máster, 4x4 Turismo, 4x2 Turismo, Motos, Motos Over 40, Motos Big Trail.
“Em todas as edições, sempre trazemos novas pessoas para a prática do off-road, por isso, levantamos um roteiro com nível leve de obstáculos”, explica o diretor de prova, Haroldo Pires. “Passamos por estradas de fazendas e vicinais, com cascalho, erosões e, devido à seca, poucas poças d'água. No entanto, exploramos a questão da navegação, para dar mais emoção às duplas. Foi diversão, alegria e aproveitar o Pantanal mato-grossense”, completou.
Programa para famílias
Outra característica que chama a atenção no Rally Ecológico é a presença de crianças e famílias inteiras que participam do evento, tanto que na categoria 4x2 Turismo, o primeiro lugar foi conquistado pela família Nogueira, com o piloto Zeca, a navegadora Luana e os filhos João e Pedro que, inclusive, ao serem chamados para ocupar o topo do pódio, ficaram extremamente alegres e comemoram bastante o feito.
“Esse é um esporte muito gostoso, e as provas do Ecológico são incríveis. É importante estarmos juntos em um momento como esse, onde conhecemos lugares novos e vivemos (e compartilhamos) novas experiências”, disse Luana. É válido falar que Zeca é organizador do Rally da APAE que, no ano passado arrecadou mais de R$ 40 mil para a entidade e, em 2023, realizará a sexta edição.
Cunho social e ambiental
Um dos pilares do Rally Ecológico é o plantio de mudas de árvores nativas e, na edição de 2022, foram aproximadamente 1 mil exemplares plantados. Ainda, as vésperas do evento, foram arrecadadas 150 cestas básicas e entregues à Secretaria Municipal de Assistência social.
Para quem quiser fazer parte desta aventura em 2023, já pode reservar a data na agenda: 18 de novembro, com um elemento a mais. “Será um rally da meia noite. Isso mesmo, teremos um rally noturno”, divulgou o diretor geral do evento, Luiz Galvan.
O Rally Ecológico tem o apoio da Prefeitura de Várzea Grande, por meio das secretarias de Turismo, Esportes, Educação e Saúde, Munique Motors BMW, D’Rent a Car, Elitte Multiserviços, Reolon Seguros/Capemisa e Grupo Gazeta de Comunicação
Mais uma edição do Rally Ecológico está confirmada e, neste ano, acontece junto com o Rally da Meia Noite. Evento traz novidades e mais emoção aos competidores com uma disputa a luz da lua
Faltam poucas horas para mais uma edição do Rally Ecológico que, tem como premissa, o plantio de mudas de árvores nativas. Neste ano, a ação ocorrerá nos arredores do Paço Couto Magalhães, em Várzea Grande (MT)
Largada do Rally Ecológico é em Várzea Grande (MT), no dia 19. A chegada acontece em Poconé, no Pantanal mato-grossense. As inscrições seguem abertas no site cronorally.com.br
Rally de regularidade será realizado no dia 19 de novembro, entre as cidades de Várzea Grande e Poconé (MT), em um percurso de 190 quilômetros. As inscrições seguem abertas pelo site www.cronorally.com.br.