A cidade dos esportes de aventura do estado de São Paulo – Brotas –, ficou ainda mais radical neste último sábado (06), com a passagem do Paulista Off-Road, que realizou a 4ª etapa da temporada 2022. Essa foi a segunda vez que Brotas recebeu o evento – a primeira foi em 2015.
O grid contou com 40 veículos, divididos nas categorias Super Máster, Graduados, Turismo e Turismo Light, atraindo pessoas de outros estados, a exemplo do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Brasília e Minas Gerais.
A concentração foi na Praça Guilherme Trombini (em frente a Secretaria de Turismo), local da largada para os 130 quilômetros de prova, com 112 quilômetros navegados. E que prova, por sinal! “Foi show de bola! Um rally de regularidade, com as emoções de um rally cross-country (velocidade)”, descreveu o navegador Cesar Augusto Pereira Valerio (o Cesinha).
Pilotos e navegadores enfrentaram um roteiro com muitas lombas, em terreno que mesclou piso batido, pedrisco e areia, dentro de uma fazenda destinada ao plantio de eucalipto. “A etapa exigiu mais da pilotagem, para manter a velocidade (que estava alta), mesmo diante dos obstáculos. O que não significa que nós (navegadores) ‘passeamos’, muito pelo contrário; tínhamos de estar atentos o tempo todo no hodômetro, corrigindo a metragem e atentos as mudanças de direção que estavam escondidas no meio do mato”, contou a navegadora Mirella Kurata. A poeira foi outra característica do certame, mas não atrapalhou aos off-roaders.
Entre áreas de floresta mais fechada (com os eucaliptos altos), áreas mais abertas (com árvores mais novas e baixas) e alguns descampados, os competidores sentiram uma emoção diferente das etapas anteriores e concluíram a prova de aproximadamente quatro horas, com o sorriso no rosto. “Fico feliz de perceber a satisfação das duplas e ouvir os elogios desse pessoal. Esse é o nosso objetivo: fazer provas desafiadoras, que colaborem para o crescimento deles dentro do esporte, e que principalmente, seja prazerosa. O Paulista Off-Road é uma grande família”, falou o diretor geral do evento, Clayton Prado, que agradeceu ao apoio da Prefeitura de Brotas e da Secretaria de Turismo.
Os vencedores
Fora das trilhas, o clima é de amizade e companheirismo. Dentro delas, muita competitividade e seriedade em busca da vitória. Na categoria Máster, os gaúchos e irmãos, Marcos e Marcelo Bortoluz foram os campeões, seguidos do cuiabano José Carlos da Silva e do gaúcho Tiago Poisl. Os paulistas Luis Fernando Alves Ferreira e David Taufik Rahd ficaram em terceiro lugar.
Na Graduados, predominou São Paulo. Venceram Fernando Tokita e Cesar Augusto Pereira Valerio. Na segunda posição ficaram Renato Rocha e Rubens Vieira Pedro, e em terceiro, Rodrigo Tolezano Daraio e Renan Toguchi Alvares.
Diretamente de Brasília (DF), o casal Raul Damasio e Débora Luiz Gonçalves levou o título da Turismo para o Centro Oeste do país. Eles foram seguidos por Oswaldo Netto e Bruno Cruz; e Matheus Pucci e Pamela Pucci, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
E, para encerrar as comemorações da 4ª etapa do Paulista Off-road, o lugar mais alto do pódio na Turismo Light foi ocupado por Ricardo Leite Raposo e Fabio Pediz. Na segunda posição, ficaram Daniel Nardelli de Oliveira e Danielle Santos Guimarães, com Manuel Nunes e Danilo Nunes, em terceiro.
Agora, a direção do Paulista Off-Road começa a se preparar para a 5ª etapa, programada para o dia 08 de outubro, com cidade a ser divulgada nos próximos dias. Acompanhe todas as informações pelo Instagram @paulistaoffroad.
Classificação – 4ª etapa
Brotas (SP)
Super Máster
1º Marcos Bortoluz e Marcelo Bortoluz, 46 pontos
2º José Carlos da Silva e Tiago Poisl, 37 pontos
3º Luis Fernando Alves Ferreira e David Taufik Rahd, 37 pontos
4º Fabio Rafael Fiorini e Alexandre Martinez, 35 pontos
5º Glauber Fontoura e Igor Quirrenbach de Carvalho, 34 pontos
Categoria Graduados
1º Fernando Tokita e Cesar Augusto Pereira Valerio, 49 pontos
2º Renato Rocha e Rubens Vieira Pedro, 41 pontos
3º Rodrigo Tolezano Daraio e Renan Toguchi Alvares, 40 pontos
4º Marcos José dos Santos e Lobsang Max, 38 pontos
5º Maercio Fernandes Raposo e Celso Watashi, 37 pontos
Categoria Turismo
1º Raul Damasio e Débora Luiz Gonçalves, 51 pontos
2º Oswaldo Netto e Bruno Cruz, 44 pontos
3º Matheus Pucci e Pamela Pucci, 43 pontos
4º Rui Eduardo Moreira e Edson Uruguay de Almeida, 37 pontos
5º Mauricio Mei e Frederico Bornholdt, 36 pontos
Categoria Turismo Light
1º Ricardo Leite Raposo e Fabio Pediz, 49 pontos
2º Daniel Nardelli de Oliveira e Danielle Santos Guimarães, 42 pontos
3º Manuel Nunes e Danilo Nunes, 41 pontos
4º Eduardo Beltrame e Felipe Borba do Nascimento, 38 pontos
5º Alexia Dierberger e Ingrid Guardia Dierberger, 34 pontos
O Paulista Off-Road 2022 tem apoio de SFI Chips, FD Stands e Displays, Street Motors, ViaGastro, Logo&Tipos, Shez Comunicação, Eddie Fine Burgers, Imagine Jeans, Prefeitura de Brotas, Secretaria de Turismo de Brotas
Organização levantou um percurso com médias de velocidade justas e de muita navegação. Etapa decisiva exigiu atenção e habilidade das 52 duplas inscritas
Rally de regularidade é neste sábado (02), com largada às 9h no Via Vale Shopping. Percurso adentra áreas de reflorestamento de pinus, com desafios que prometem testar à altura pilotos e navegadores que lutam pelo título da temporada 2023
Rally de regularidade é neste sábado (02), com largada às 9h no Via Vale Shopping. Percurso adentra áreas de reflorestamento de pinus, com desafios que prometem testar à altura pilotos e navegadores que lutam pelo título da temporada 2023
Novo roteiro e novos desafios na etapa do Paulista Off-Road que levou pilotos e navegadores à cidade de São Carlos pela segunda vez na temporada 2023