Capa

Transcatarina - Imprensa

Campeões belo-horizontinos estão de olho no título do Transcatarina de 2021

O 13º Transcatarina será realizado de 26 a 30 de outubro e será um importante combustível para a recuperação econômica das cidades que sediarão o evento. Até o momento, são 229 carros confirmados no grid

29.06.2021  |  537 visualizações

Faltam cerca de quatro meses para o Transcatarina – um dos maiores eventos off-road do país – e o grid já conta com 277 pré-inscritos, sendo 229 confirmados. De Belo Horizonte (MG), até agora, estão confirmados os atuais campeões do evento pela categoria Turismo Iniciante, o piloto Eduardo Pereira da Silva e a navegadora Maria Beatriz Andrade Silva que, neste ano, querem o bi e buscarão o pódio da categoria Graduados. As inscrições estão abertas pelo site www.transcatarina.com.br

O 13º Transcatarina terá início no dia 26 de outubro (terça-feira), na cidade de Fraiburgo, no Vale dos Imigrantes. A secretaria de prova abrirá a partir das 10h, para a recepção dos participantes, com entrega dos kits do evento. Os municípios que fazem parte do roteiro são Lages e Caçador, com chegada em Tubarão, no dia 30 de outubro (sábado). São Joaquim e Urubici estão neste percurso. 

As categorias disponíveis são de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), e de passeio (Passeio Expedition, Passeio Radical 1 e 2, Camping e Adventure 1, 2 e 3). 

Rally, trilhas e aventuras 

O Transcatarina reúne diversos perfis de off-roaders, desde aqueles que gostam de uma competição aos que preferem um passeio. “E aí, temos várias opções de trilhas: de nível pesado, médio e leve. Basta a pessoa escolher a categoria que mais lhe agrada, colocar o 4x4 na terra, fazer novas amizades e se divertir. O Transcatarina oferece cinco dias de aventura e momentos que ficam registrados na memória”, explicou o diretor geral do evento, Edson João da Costa. 

O Transcatarina cortará o estado a partir do Vale dos Imigrantes, passando pela região do Rio do Rastro, até alcançar o litoral sul de Santa Catarina. Serão cerca de 800 quilômetros com muitas trilhas e obstáculos naturais (adequados a cada categoria). 

Mistura de sotaques 

Organizado pelo Caçador Jeep Clube, o Transcatarina atraí participantes de diversas regiões do país. Até o momento, serão 114 cidades representadas e dez estados: Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

De Belo Horizonte, o casal Eduardo Pereira da Silva e a navegadora Maria Beatriz Andrade Silva buscará o segundo título na competição. Campeões da categoria Turismo Iniciante em 2020, eles utilizarão da sintonia dos mais de 40 anos de casamento a favor de mais este desafio. Essa será a quarta participação dos mineiros no Transcatarina. 

Do estado de Minas Gerais ainda seguirão na categoria Máster: José Eduardo Guerra (Uberlândia) e Matheus Mazzei (Juiz de Fora); também de Juiz de Fora, pai e filho (respectivamente) Paulo Renato Carvalho Ribeiro e Lucca Monteiro Carvalho Ribeiro foram campeões da categoria Graduados em 2020, e agora, seguirão em busca do pódio da categoria Máster. Na Adventure 3, estará Leandro Miotti Flores (Uberlândia).

A maior comitiva mineira é da cidade de Ubá, inscrita na categoria Camping: Paulo Tadeu Bortot Filho, Loimar Mendes Silva, Paulo Tadeu Bortot, Marlon Badaró, Cleiton Cardoso, Cristiano Eugênio de Andrade e Romero Cesar Malta Dornas. 

Lembrando que, assim como no ano passado, a organização do Transcatarina manterá todas as medidas sanitárias impostas pelo Governo, para evitar a propagação da Covid-19. 

O Transcatarina será realizado em um momento importante para o país, uma vez que as projeções para outubro é que a maioria da população já esteja imunizada ao Covid-19 e a economia caminhando para a recuperação. O setor do Turismo será um dos maiores beneficiados pelo evento. 

“Por meio do Transcatarina, os participantes injetarão dinheiro da economia regional, uma vez que todos utilizarão de hotéis, combustível, restaurante, bem como serviços de apoio mecânico etc. Ainda, desde o início do evento, temos o nosso lado social, com doação de cestas básicas as instituições carentes”, salientou Costa. Faz parte da inscrição de cada carro, a doação de 40 quilos de alimentos não perecíveis e, todos os anos, são arrecadadas cerca de 10 toneladas. 

 

O 13º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, SFI Chips, Scherer Auto Peças, RH Brasil e Alfa Transportes

Apoio de Atacadão dos Pneus, Accert Transporte e Logística, DSTrac Performance 4x4, Grupo Gratt, Rede PMX - Posto Maçã, Orange Sun, Guinchos Fixxar, 3RS Confecções, FD Stands e Displays, Lave Bem Lavanderia, Santa Prev Saúde, Auto Elite VW, Prefeitura de Fraiburgo e Prefeitura de Caçador

Realização: Caçador Jeep Clube

Parceria: SC Racing

Leia também...
17.04.2024

O automobilismo está enraizado na história da cidade e, por este motivo, a Prefeitura faz questão de receber o Transcatarina como forma de incentivar o esporte catarinense e, ainda, gerar receita para o município

31.08.2023

Sucesso ano após ano, o novo formato do Transcatarina agradou aos participantes. A 16ª edição será realizada de 04 a 13 de julho. Inscrições estão abertas pelo site www.transcatarina.com.br. Mais de 150 vagas já foram preenchidas nas nove categorias existentes

17.07.2023

A cidade de Tubarão fechou uma edição feita de belos visuais e desafios dignos do verdadeiro off-road, que agradou a todos e deixou aquele gosto de quero mais. Último dia atravessou as belezas da serra catarinense

14.07.2023

A sexta-feira brindou os participantes das categorias Adventure e de Passeio com mais frio e belos visuais. Caravanas seguem de São Joaquim, Urubici, Orleans e Termas do Lago Gravatal para a chegada, em Tubarão