Capa

Transcatarina: do Vale dos Imigrantes ao litoral sul de Santa Catarina

Considerado um dos maiores eventos do Brasil, o Transcatarina tem forte apelo turístico. Com roteiro de cerca de 800 quilômetros, promove as belezas regionais de Santa Catarina

22.06.2021  |  891 visualizações

Serras, cânios, trilhas, cachoeiras... Um pedaço de Santa Catarina para o Brasil. O Transcatarina além de um evento esportivo (e de cunho social), tem grande importância para a divulgação do turismo catarinense, uma vez que ao longo de quatro dias de evento, desbravará percursos que apresentam o charme, as particularidades e as riquezas naturais do estado. 

Com largada de Fraiburgo e chegada em Tubarão, os participantes conhecerão por meio do off-road, locais que nem sempre são oferecidos nos pacotes de viagens das agências de turismo. Uma oportunidade incrível, aliada a grandes aventuras que somente um 4x4 proporciona. 

De 26 a 31 de outubro, com pernoites em Lages e Caçador, serão privilegiados mais de 20 municípios, a exemplo de São Joaquim, Urubuci e Bom Jardim da Serra. 

Os cânions de Santa Catarina 

O Transcatarina é composto por oito categorias diferentes – Competição, Passeio Expedition, Passeio Radical 01 e 02, Camping e Adventure 01, 02 e 03 –, sendo que cada uma tem um percurso próprio. Desta forma, lugares para serem visitados e paisagens para serem admiradas não faltarão. 

Entre a largada em Fraiburgo – na região do Vale dos Imigrantes – e a chegada em Tubarão – no litoral sul –, os grupos se espalharão por Lages, Coxilha Rica, Serra do Corvo Branco e Serra do Rio do Rastro – que contemplam diversos cânions – e muito mais. 

“A Coxilha Rica é um importante ponto turístico de Santa Catarina, pois além de lindo, serviu de passagem para os tropeiros, na época do Brasil Império. Visitaremos as belas e famosas São Joaquim e Urubici, e poderemos mostrá-las como são no início do verão – uma vez que são muito conhecidas pelas baixas temperaturas e fortes geadas no inverno (já tivemos neve inclusive)”, contou o diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa. 

Para não estragar a surpresa, os diretores técnicos das categorias não revelam todos os detalhes do percurso, mas eles garantem apresentar uma Santa Catarina que todos sonham em conhecer. 

Entre as passagens estão: Corredeira Rio dos Patos, Campos de Lages, Garganta do Diabo (Rio Caveiras), Canion do Funil e diversos outros cânions e serras. 

 “A cidade de Bom Jardim da Serra também está na nossa rota, e lá existem diversos cânions de deixar o queixo caído. O mais importante é que a maioria dos participantes sempre regressa a esses pontos turísticos para passar mais dias de lazer e descanso. O Transcatarina abre as portas para o turismo local”, enfatiza Costa. 

Além de incentivar o turismo de Santa Catarina, o Transcatarina desempenha a cada edição um forte trabalho social. Faz parte das inscrições, a entrega de 40 quilos de alimentos por veículo. A quantidade arrecadada – geralmente próxima de 10 toneladas –, é doada as instituições de caridade localizadas no roteiro que o evento passa. 

As inscrições estão abertas pelo site www.transcatarina.com.br 

Leia também...
31.05.2023

Na edição de 15 anos do Transcatarina, organização preparou um novo percurso para os participantes da Expedition. Serão cerca de 500 quilômetros de muito off-road, turismo e paisagens incríveis

25.05.2023

Evento terá oito dias de duração. Categorias de Competição e de Turismo serão em datas diferentes para oferecer exclusividade aos participantes. As inscrições seguem abertas

24.08.2022

Evento já conta com 256 pré-inscritos para 15ª edição, que terá novo formato (em oito dias) e muitas novidades

11.07.2022

Final dos quatro dias de aventura, em Jaraguá do Sul, foi marcado por festa, satisfação e desejo de retornar para encarar os caminhos do interior catarinense no ano que vem