No dia 06 de outubro (sábado), o Colégio Oshiman, localizado na Vila Mariana, SP, realizará a 13ª edição do Concurso de Oratória. O evento tem o objetivo de aperfeiçoar as habilidades ligadas à comunicação dos alunos e prepará-los para, no futuro, enfrentarem situações em que terão de se pronunciar em público, como apresentações profissionais e entrevistas de empregos.
No dia a dia escolar, os estudantes do Oshiman têm aulas de quatro idiomas – português, inglês e japonês (desde o minimaternal), e espanhol (a partir do sexto ano), sendo que no Concurso de Oratória colocam em prática tudo o que aprenderam em sala de aula. Para participar, o aluno produz quatro textos com temas diferentes, sendo um em cada língua. Após a eliminatória, os classificados se apresentam para uma plateia e banca de jurados formada por especialistas da área. Pensar, escrever e falar em outros idiomas é o grande desafio! “A atividade ajuda no desenvolvimento do ato de falar em público, na eficiência da comunicação e na perda da timidez. Os alunos gostam muito e produzem textos sobre eles e assuntos de seu interesse. O retorno é imediato uma vez que eles enfrentam o medo e a timidez de se expressar”, comentou a coordenadora do evento e educadora do Ensino Fundamental I, Nicimara Cassidori. Além dos finalistas em cada idioma, dois alunos apresentarão um texto em quatro idiomas na mesma oratória.
Atualmente, é fundamental o domínio de, pelo menos, uma segunda língua. Portanto, em 2017, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – definiu o inglês como idioma obrigatório a ser ensinado em todas as escolas brasileiras a partir do Ensino Fundamental II. Neste contexto, diversas instituições investem na formação de adolescentes bilíngues. “Mas o Colégio Oshiman vai além, oferecemos aos nossos alunos o multilinguismo”, salientou a diretora, Mayumi Madueño.
De acordo com a professora de Lingua Portuguesa do Ensino Fundamental II, Luciana Romano Fontes, aprender outros idiomas proporciona inúmeras vantagens, como por exemplo, o fortalecimento da memória e das áreas vitais do cérebro, aumento da capacidade de prestar a atenção em algo e habilidade de conciliar várias atividades ao mesmo tempo. “Por dominarem diversas línguas, futuramente os alunos poderão ter mais oportunidades no mercado de trabalho”, disse Luciana, que acrescentou. “Vários jovens que se formaram no Oshiman, quando nos visitam, relatam sobre a experiência de ter passado pelo Concurso de Oratória, pontuando o quanto isso os ajudou a ter coragem, a treinar o poder de argumentação e a como agir diante de uma situação de exposição no mercado de trabalho”.
A final do Concurso de Oratória terá a presença dos seguintes jurados.
Língua Japonesa
Tae Suzuki: Doutora em Linguística (USP) e mestre em Língua e Linguística Japonesa (Universidade Feminina Ochanomizu - Tóquio). Professora aposentada da USP e da Universidade de Brasília.
Sônia Regina Longhi Ninomiya: Professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Gen Kuno: Especialista Sênior em Ensino de Língua Japonesa da Fundação Japão em São Paulo. Possui mestrado em ensino de Língua Japonesa pela Universidade de Nagóia.
Noriko Toda: Professora de Língua Japonesa para estudantes estrangeiros em Tokyo, Japão.
Língua Espanhola
Nivaldo de Castro: Formado pela Unibero em Letras Português/Espanhol e Administração de Empresas. Professor da Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul e do Instituto Paulo Freire.
Ana Paula Guide Ferreira: Formada em Letras pela Unicid e Pós Graduada em Políticas Públicas pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO), professora da Escola Viva.
Débora Gomes Muniz Iker: Formada em Letras pela USP, Especialização em Língua Portuguesa pela PUC e Especialização em Tradução pela Gama Filho, leciona nas Escolas Viva e Santi.
Língua Inglesa
Daniela de Jesus Milani: Formada em Letras pela Universidade de São Paulo. Certificada pela Anaheim Online University (TESOL) e Cambridge (ICELT). Atualmente é professora da Cultura Inglesa.
Marcela Cintra: Formada em Letras – Francês pela USP, com mestrado em ensino de inglês como língua estrangeira. Coordenadora acadêmica da Cultura Inglesa e tutora de certificação internacional para professores de inglês.
Renata Condi: Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Professora de graduação em Letras e em Tradução. Professora de pós-graduação em Educação Bilíngue. Coordenadora de inglês, espanhol e estudos internacionais na rede particular.
Língua Portuguesa
Leonor Maria Pastore: Formada em Direito pela PUC-SP, MBA pela Faculdade Getúlio Vargas e gerente jurídica da empresa de TI - Resource It.
Patricia Radaic: Formada em Administração de Empresas, atuando na área de Recursos Humanos há 25 anos, com especialização em gestão de pessoas.
Márcia Regina Scarpa Pilon: Mestre em Literatura Crítica Literária. Professora de Língua Portuguesa e Produção de Texto do Colégio Arbos e na Prefeitura de São Paulo.
Neste próximo final de semana, 21 a 23, a temporada 2022 do Campeonato Brasileiro de Rally Baja tem sequência em terras catarinenses. Prova promete muita competitividade e sorocabano parte em busca da liderança
Neste próximo final de semana, 21 a 23, a temporada 2022 do Campeonato Brasileiro de Rally Baja tem sequência em terras catarinenses. Prova promete muita competitividade
Vila Sertões está montada no Charrua Parque de Exposições e Eventos, e abre a partir de hoje (23) para as equipes que participam desta edição histórica. Público pode visitar gratuitamente o evento, que fica na cidade até o dia 27, de onde larga logo pela manhã
A dupla formada por mãe e filha, Alexia e Ingrid Dierberger, foi premiada como melhor equipe feminina da etapa