Etapa largou de Fraiburgo e terminou em Canoinhas. Foram 180 km navegados
(Doni Castilho/DFOTOS)
O roteiro exibiu paisagens surpreendentes, que agradaram aos participantes
(Doni Castilho/DFOTOS)
Marcos Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser foram os melhores da Júnior
(Angelo Savastano)
No 1º dia, Acyr Hideki da Silva e Renan Medeiros venceram na Super Máster
(Angelo Savastano)
Em um roteiro inédito, os competidores já perceberam as mudanças de características e os desafios que vieram agregados a esta novidade. Primeiro dia de competição partiu de Fraiburgo com destino a Canoinhas
18.07.2013
|
225 visualizações
18 de julho de 2013 - Diferente dos anos anteriores, a 5ª edição do Rally Transcatarina passará por outra região do Estado catarinense. A novidade trouxe um saldo positivo ao evento, uma vez que os competidores já sentiram as diferenças entre terrenos, obstáculos e cenários. "Essas mudanças foram excelentes, pois percebemos tal influência no trajeto logo no primeiro dia. Foi sensacional, superando a expectativa da surpresa e de conhecermos o que está por vir", falou o piloto, Edson Moresco.
O primeiro dia de competição começou bem cedo, às 7h31. Fazia 7 graus na cidade de Fraiburgo, mas a euforia entre as duplas era tão grande, que ninguém sentiu o frio. Os tricampeões da categoria Super Máster, Oscar e Gustavo Schmidt, foram os primeiros a largar em Fraiburgo, SC. Eles abriram o percurso de 250 quilômetros, que de trecho navegado teve 180 quilômetros. O neutro de almoço ocorreu em Timbó Grande e o destino final foi Canoinhas, SC. Os municípios de Lebom Regis, Caçador e Major Vieira estiveram dentro da rota.
Logo de cara, os participantes encararam os laços e balaios entre os pomares de maçã, na sequência, partiram para uma área de reflorestamento de eucalipto e pinus, onde o terreno estava bastante molhado, com direto a lama. Uma travessia de rio com aproximadamente 250 metros encheu os olhos dos off-roaders. Na parte dos estradões, o cenário mudou, esbanjando a beleza das montanhas catarinenses e, levantando muita poeira.
As médias de velocidades indicadas pela planilha estavam bem justas, ou seja, se a dupla errasse, dificilmente conseguiria recuperar o prejuízo.
Os primeiros a comemorarem
O pódio do 5º Rally Transcatarina foi estreado por Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Renan Medeiros, na Super Máster. "Foi um ótimo dia, e claro que a vitória aumenta a expectativa, mas foi apenas um passo. O grid está maravilhoso, com os melhores pilotos e navegadores do Brasil... Temos que ir com calma", declarou Hideki. Em segundo lugar ficaram Daniel Maffi e Enedir Silva Júnior, seguidos por Rone Branco e Jhonatan Ardigo.
Na Graduados, os vencedores foram Vinicius Lustosa Polati e Marcos Fernando Evangelista. "Prova bem elaborada. Enfrentamos várias pegadinhas e piso liso entre os reflorestamentos, o que tornou a etapa mais desafiadora. Acertamos tudo e conseguimos manter a média de velocidade, o que foi essencial", salientou Polati. Alessandro Rodrigo Weirich e Leandro Macedo Ferreira, e Edson Pereira Schebeski e Alexandre Willian Dalssoto, vieram na segunda e terceira posição, respectivamente.
E na Júnior, Marcos Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser conquistaram a vitória. "Foi uma disputa bem pesada, difícil, com o alto nível técnico que a SC Racing impõe. Exigiu total concentração do piloto e navegador", contou. Na segunda colocação vieram Eduardo Szabunia Neto e Wilson Reichwald, e na terceira, Eduardo Schvambach e Júlio César Maba Floriani.
A aventura que não termina
A Turismo Adventure é a categoria mais radical do Rally Transcatarina e fechou um grupo com 23 carros. Eles não competem, eles apenas se divertem. Nesta quinta-feira, o percurso foi de aproximadamente 200 quilômetros, e a família Andrade aproveitou cada momento, principalmente porque o filho, Bernardo, de seis anos, é um apaixonado por off-road. "Nós atravessamos rio, passamos por barranco, atoleiro", disse o menino, com aquele jeito gostoso que uma criança tem, quando conta uma história. "Queremos emoção, tem que ter aventura", reforçou a mãe, Katia que segue acompanhada do marido, José.
O que tem para sexta-feira?
O evento partirá de Canoinhas bem cedo: às 7h31. Serão percorridos mais 250 quilômetros (com 169 quilômetros navegados) até chegar à Rio Negrinho. A parada do almoço será Mafra. "Estaremos em uma altitude média de 1.000 metros, onde belas paisagens poderão ser apreciadas (isso se a dupla puder desviar o foco da competição)", salientou o diretor de prova, Wagner Souza. "Passaremos por grandes áreas de reflorestamento, lavouras de soja e milho", confirmou.
Classificação - 5º Rally Transcatarina
1º dia - Fraiburgo / Timbó Grande / Canoinhas
Categoria Super Máster
1º Acyr Hideki Rodrigues da Silva/Renan Medeiros - Corupá, SC - 105 pontos perdidos
2º Daniel Maffi/Enedir Silva Júnior - Chapecó, SC - 93 pontos perdidos
3º Rone Branco/Jhonatan Ardigo - Curitiba, PR - 91 pontos perdidos
4º Oscar Schmidt/Gustavo Schmidt - São José, SC - 77 pontos perdidos
5º Marcelo Felipe Rorig/Roberto Luiz Spessatto - Palotina, PR - 77 pontos perdidos
Categoria Graduados
1º Vinicius Lustosa Polati/Marcos Fernando Evangelista - Curitiba, PR - 91 pontos perdidos
2º Alessandro Rodrigo Weirich/Leandro Macedo Ferreira - Curitiba, PR - 87 pontos perdidos
3º Edson Pereira Schebeski/Alexandre William Dalssoto - Ponta Grossa, PR - 85 pontos perdidos
4º Roberto Enzweiler/Márcio Henrique Reichert - Ivoti, RS - 85 pontos perdidos
5º Leandro Gasparetto/Vilson Ferreira - Joinville, SC - 83 pontos perdidos
Categoria Júnior
1º Marcos Gustavo Francio/Bruno Rozalen Tesser - Caçador, SC - 92 pontos perdidos
2º Eduardo Szabunia Neto/Wilson Reichwald - Rio Negrinho, SC - 85 pontos perdidos
3º Eduardo Schvambach/Júlio César Maba Floriani - Jaraguá do Sul, SC - 75 pontos perdidos
4º Talita Lindemann/Bruno Lindemann - Balneario Camboriú, SC - 74 pontos perdidos
5º Dorivaldo Mueller/Bianca Mueller - Rio Negrinho, SC - 72 pontos perdidos
Roteiro - 5º Rally Transcatarina
19 de julho - Canoinhas - Mafra - Rio Negrinho 20 de julho - Rio Negrinho - Guaramirim - Balneário Camboriú
Com largada de Fraiburgo, o Transcatarina promoveu o turismo regional e movimentou a economia de dezenas de municípios, que recepcionaram uma caravana formada por quase 1 mil pessoas. Foram quatro dias de aventura, nos quais os são-carlenses ajudaram a construir o sucesso de mais essa edição
O Transcatarina 2025 atraí mais de 400 pessoas, vindas de 10 estados e 120 municípios, e teve concentração ontem (08) no Hotel Renar, em Fraiburgo. A largada aconteceu hoje de manhã (09) para uma aventura de 800 km em quatro dias. A chegada será no dia 12, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul
Participantes das categorias de turismo concluíram os quatro dias de desafio no Parque Municipal de Eventos com a tradicional passagem pelo pórtico final. Foram momentos de muita emoção e alegria