(Nelson Santos Júnior/PhotoAction)
(Nelson Santos Jr/PhotoAction)
Tudo pronto para a terceira edição do Rally Terra Verde. A cidade de São Carlos (SP) recebe mais uma vez pilotos e navegadores de todo o país para a prova que, no próximo sábado e domingo (07 e 08/12) consagrará os campeões brasileiros de Rally Baja (CBM) e encerrará o calendário nacional da modalidade em 2024.
Mais uma vez o percurso foi montado na Fazenda Álamo, que também recebe o Parque de Apoio. O roteiro reúne características que prometem exigir atenção e habilidade – no Baja não há planilha, e toda a sinalização é feita por meio de placas colocadas ao longo da especial, que será percorrida duas vezes no sábado e duas vezes no domingo.
"É uma especial que alterna partes de média e alta velocidade com muitos saltos, inclusive em subidas e descidas; trechos de areião, outros sinuosos, que exigirão técnica. Como atravessa uma área recém-plantada, o percurso oferece boa visibilidade. E praticamente não há deslocamento, o que para os competidores, é positivo", resume o diretor geral da Rallymakers, Fernando Bentivoglio.
O descarte obrigatório dos dois piores resultados ao longo das seis provas disputas no ano, mantém aberta a luta pelo título do Brasileiro de Baja na geral de motos e UTVs e nas diferentes categorias, o que promete esquentar ainda mais a disputa no Rally Terra Verde. Sobre duas rodas, o piloto a ser batido é o mineiro Francine Rossi (Rossi Rally Team), atual campeão.
Já sobre quatro rodas a classificação é comandada por Guilherme Cysne (Polaris Racing / GC Rally Team). O paulista de Socorro acelera pelo título inédito e para assegurar uma dobradinha, já que levantou o troféu de campeão da UTV Cup, também organizada pela Rallymakers. "O Terra Verde é uma excelente prova. Estou na liderança do Brasileiro, mas está tudo aberto, já que o Marcus Cotton, o Vinícius Castro e o Kaique Bentivoglio também têm chances. Pretendo andar rápido, mas usando a cabeça e sem assumir tantos riscos, porque o objetivo principal é o título", destaca.
A disputa será iniciada às 8h30 do sábado, com a largada do primeiro UTV no prólogo. Às 10h as motos começam a encarar a primeira especial. No domingo, a ação começa às 8h. O encerramento está previsto para às 15h30.
3º Rally Terra Verde
Campeonato Brasileiro de Rally Baja – sexta prova
Fazenda Álamo – São Carlos (SP)
05/12 – 5ª feira
12h – Abertura do Parque de Apoio para montagem de boxes (Faz. Álamo)
06/12 – 6ª feira
10h – Abertura da secretaria de prova
Entrega do Stella
13h30 às 18h – Vistorias técnicas CBM
15h30 às 17h30 – Shakedown (opcional)
18:00h às 18h30 – Segunda vistoria CBM com multa
19h30 – Briefing Geral
07/12 – Sábado
8h30 – Prólogo UTVs
10h – Largada Motos na 1ª Especial (65km)
11h – Previsão de Largada UTVs na 1ª Especial (65km)
13h30 – Previsão de Largada Motos na 2ª Especial (65km)
14h30 – Previsão de Largada UTVs na 2ª Especial (65km)
08/12 – Domingo
8h – Largada Motos na 3ª Especial (65km)
8h50 – Largada UTVs na 3ª Especial (65km)
10h40 – Largada Motos na 4ª Especial (65km)
11h40 – Largada UTVs na 4ª Especial (65km)
15h30 – Cerimonial de encerramento e premiação
O 3º Rally Terra Verde tem apoio de Prefeitura de São Carlos, Cotton Racing e Garagem de France
Supervisão: CBM e FPM
Organização: Rallymakers
Especial do domingo concluiu a prova, vencida por Kaíque Bentivoglio nos UTVs e Francine Rossi entre as motos. Rossi e Bruno Varela fecham Brasileiro de Rally Baja no alto do pódio
Primeiro dia da disputa no Brasileiro de Rally Baja foi vencido por Andrés Suarez (motos) e Kaíque Bentivoglio (UTV). No Cross-Country, Marcos Baumgart e Kleber Cincea asseguraram título da prova
Percurso traçado na Fazenda Álamo, em São Carlos (SP), recebe as máquinas dos campeonatos brasileiros de Rally Baja e Cross-Country para prova que encerra a temporada 2023
Percurso traçado na Fazenda Álamo, em São Carlos (SP), recebe as máquinas dos campeonatos brasileiros de Rally Baja e Cross-Country para prova que encerra a temporada 2023