Capa

Paulista Off-Road

Prova em Taubaté definiu campeões do Paulista Off-Road 2023

Organização levantou um percurso com médias de velocidade justas e de muita navegação. Etapa decisiva exigiu atenção e habilidade das 52 duplas inscritas

04.12.2023  |  294 visualizações

Temporada concluída no Paulista Off-Road 2023 e campeões confirmados. A sexta e última etapa da competição, realizada em Taubaté (SP) no último sábado, 02 de dezembro, reuniu pilotos e navegadores de sete estados e desafiou as 52 duplas inscritas com um trecho cronometrado de 105 km (130 km no total, com os deslocamentos) em áreas de reflorestamento de pinus e bastante navegação. 

Com os títulos da temporada em jogo, a ordem foi manter atenção redobrada ao longo de todo o roteiro. Uma atração à parte foi a 'pistinha', montada especialmente pela organização como último teste e para dar aquela ‘apimentada’ na disputa.

E o que se viu ao longo do percurso foi muita competitividade, em meio ao clima de companheirismo e descontração que prevalece entre os participantes quando estão fora de seus veículos 4x4. Na categoria Super Máster – que reúne as duplas mais experientes –, os paulistas Ernesto Masamitsu Kabashima e Maidy Chaim foram os vencedores da etapa, à frente dos gaúchos Marcos e Marcelo Bortoluz. 

O terceiro lugar foi mais que suficiente para que o cuiabano José Carlos da Silva (o Zé do Chapéu), e o catarinense Bernardo Schafer Andrade assegurassem o título da Super Máster. "A última etapa do Paulista foi marcada por grandes desafios: muitos balaios, médias de velocidade altas, que apimentaram bastante a disputa. Parabéns à organização, que fez um ano excelente. Foi uma honra conquistar esse título", declarou Bernardo. Ernesto e Maidy ficaram com o vice. 

Na Graduado, Maércio Raposo e Lucca Carvalho Ribeiro fizeram questão de conquistar o campeonato em grande estilo, com vitória também em Taubaté. Um resultado que coroou a disputa sadia com os vice-campeões Genildo Alencar e Celso Watashi. 

"Foi uma das melhores provas da minha vida, sensacional. As médias estavam justíssimas, andamos bem mesmo. A vitória nos permitiu encerrar o ano. Ser campeão era um sonho que eu considerava impossível, mas conseguimos chegar lá. Foi um privilégio andar com o Lucca, que é um monstro. Agora vamos para a Super Máster, no meio das grandes feras, para mais um aprendizado", festejou Maércio. 

Conquista 'estrangeira' também na Turismo, para os mineiros Lásaro da Cruz e Matheus Henrique Souza, que puderam festejar com o terceiro lugar em Taubaté. Ricardo Rubio Lopes e Daniela Censon Lopes foram ao alto do pódio como os melhores da etapa. 

Com um grid de 22 duplas, a Turismo Light foi vencida por Ricardo Sampaio Lins e Gabriel Cunha Lins. A categoria, destinada a trazer novos participantes para a modalidade, não apresenta pontuação acumulada. 

Para o diretor-geral do Paulista Off-Road, Clayton Prado, o balanço da etapa e do ano é mais que positivo. "Os competidores aproveitaram a etapa, tivemos sol e tempo bom durante todo o dia e nós entregamos um evento digno do encerramento da temporada, premiando os melhores. O momento agora é de tirar os ensinamentos e observações para voltar com força total em 2024. Se Deus quiser, vamos vir ainda mais fortes", encerra.

 

Paulista Off-Road 2023

Sexta etapa: Taubaté

Resultado 

Super Máster

1) Ernesto Masamitsu Kabashima / Maidy Chaim (Mitsubishi Pajero Full), 49 pontos ganhos

2) Marcos Bortoluz / Marcelo Bortoluz (Mitsubishi Pajero Full), 43

3) José Carlos da Silva / Bernardo Schafer Andrade (Troller T4 XLT), 43

4) Luis Fernando Alves Ferreira / David Taufik Rahd (Mitsubishi Pajero Full), 38

5) Alexandre Lopes Chaves / Pedro Donizeti Della Coletta (Mitsubishi Pajero Full), 35

 

Graduado

1) Maércio Fernandes Raposo / Lucca Carvalho Ribeiro (Mitsubishi Pajero), 49 pontos ganhos

2) Genildo Alencar / Celso Watashi  (Mitsubishi Pajero Full), 43

3) Eduardo Pereira Silva / Maria Beatriz de Andrade Silva (Troller T4), 42

4) Daniel Manse / Mirella Kurata (Mitsubishi Pajero Full), 40

5) Fernando Tokita / Rafael Labhardt (Mitsubishi TR4R), 38

 

Turismo

1) Ricardo Rubio Lopes / Daniela Censon Lopes (Troller T4), 45 pontos ganhos

2) Caio Cesar Fingolo / Carlos Henrique Fingolo Junior (Mitsubishi TR4 ER), 44

3) Lásaro da Cruz / Matheus Henrique Souza (Mitsubishi TR4), 41

4) Maurício Mei / Frederico Bornholdt (Mitsubishi Pajero GLS), 41

5) Manuel Nunes / Danilo Nunes (Suzuki Jimny), 31

 

Turismo Light

1) Ricardo Sampaio Lins / Gabriel Cunha Lins (Troller T4), 46 pontos ganhos

2) Flávio Wilian Colombo / Mariela Simao A. de Oliveira (Mitsubishi Pajero Full), 40

3) Rosemar Freschi Gonçalves / Falsio Fregoneze (Mitsubishi Pajero), 34

4) Thiago Gonçalves / Caio Gonçalves (Mitsubishi L200 Triton), 34

5)  Gustavo Trevisani / Larissa Andrade Dramuska (Mitsubishi TR4), 31

 

Campeonato (final)

 

Super Máster

1) José Carlos da Silva / Bernardo Schafer Andrade (Troller T4 XLT), 242 pontos

2) Ernesto Masamitsu Kabashima / Maidy Chaim (Mitsubishi Pajero Full), 218

3) Luis Fernando Alves Ferreira / David Taufik Rahd (Mitsubishi Pajero Full), 191

 

Graduado

1) Maércio Fernandes Raposo / Lucca Carvalho Ribeiro (Mitsubishi Pajero), 235 pontos

2) Genildo Alencar / Celso Watashi  (Mitsubishi Pajero Full), 227

3) Fernando Tokita / Rafael Labhardt (Mitsubishi TR4R), 198

 

Turismo

1) Lásaro da Cruz / Matheus Henrique Souza (Mitsubishi TR4), 239/228 pontos

2) Cristiano Palmeiras / Patrícia Palmeiras (Mitsubishi TR4), 199

3) José Francisco Del Bel Tunes / Carlos Bresolin Junior (Mitsubishi Pajero HPE), 159

 

O Paulista Off-Road 2023 tem patrocínio de FD Displays, Applebee’s, DMK3 Tecnologia, Viagastro, SFI Chips, Street Motors, Imagine Jeans, Miltparts e Eddie.

Apoio de Incorpodaher, Maleco Construtora e Incorporadora, Land Stone, Eddie, Diaseg, Novo Azul Contabilidade, Liberdade de Ideias – Jornalismo e Comunicação Integrada, Shez Fotografia, Lady’s Off-Road e Prefeitura de Taubaté, Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, Yex! e Via Vale Shopping.

Leia também...
28.11.2023

Rally de regularidade é neste sábado (02), com largada às 9h no Via Vale Shopping. Percurso adentra áreas de reflorestamento de pinus, com desafios que prometem testar à altura pilotos e navegadores que lutam pelo título da temporada 2023

28.11.2023

Rally de regularidade é neste sábado (02), com largada às 9h no Via Vale Shopping. Percurso adentra áreas de reflorestamento de pinus, com desafios que prometem testar à altura pilotos e navegadores que lutam pelo título da temporada 2023

03.10.2023

Novo roteiro e novos desafios na etapa do Paulista Off-Road que levou pilotos e navegadores à cidade de São Carlos pela segunda vez na temporada 2023

03.10.2023

Novo roteiro e novos desafios na etapa do Paulista Off-Road que levou pilotos e navegadores à cidade de São Carlos pela segunda vez na temporada 2023