(Nelson Santos Júnior/PhotoAction)
São grandes as expectativas para o 13º Rally Barretos – prova válida pelas 12ª e 13ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, com supervisão da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo. Entre os dias 07 e 09 de julho, pilotos de motos e UTV’s estarão na cidade de Barretos (SP), com boxes montados no Recinto Paulo de Lima Correa, à Av. 23 – Centro. O acesso do público é gratuito.
No Rally Baja, a ausência de planilha é a principal caraterística deste tipo de disputa. Os competidores se guiam por meio de placas de sinalização colocadas ao longo do caminho pela organização. Essas placas indicam as mudanças de direção e pontos que exigem atenção (depressões, pedras, pontes, passagens estreitas, zonas de radar, entre outros).
É justamente por isso que nos UTV’s não há necessidade de um navegador, porém, é preciso 'ler' bem o terreno, o traçado do roteiro e do que vem pela frente, ao mesmo tempo em que se dosa a aceleração e a frenagem. O objetivo é não perder tempo e, ao mesmo tempo, evitar sustos. Por isso, olhar atento, rapidez de raciocínio e reflexos são mais do que necessários para quem disputa essa modalidade do rally.
O 13º Rally Barretos
O Rally Barretos começa no sábado de manhã (08) com um prólogo de 20 quilômetros e em linha, que definirá a ordem de largada para a primeira etapa do evento. Na sequência, os off-roaders seguem para o trecho cronometrado de 130 quilômetros sentido ao distrito de Ibitu, passando por áreas agrícolas. No domingo (09), os pilotos repetem o mesmo caminho, acelerando forte para determinar os vencedores da 13ª edição do rally.
“Os participantes podem se preparar para uma prova rápida. Posso arriscar que será uma das etapas mais velozes da temporada 2023, senão, a mais veloz. O piso é firme, com bom grip para os pneus. Certeza de que todos vão se divertir bastante e a competitividade será bem acirrada”, afirmou o diretor geral da Rallymakers, Fernando Bentivoglio. “Outro fator importante é que as características das estradas, oferecem boa segurança aos competidores”, completou.
A programação oficial do Rally Barretos começa na sexta-feira (07) a partir das 12h, com a abertura da secretaria de prova, às 9h30. Às 13h, tem início as vistorias técnicas. Às 19h30, é o briefing entre os inscritos e a organização.
O cronometro abre às 8h do sábado (08), com largada do primeiro UTV no prólogo. A disputa da primeira etapa está marcada para às 10h. A competição tem sequência no domingo (09), às 8h. A premiação de encerramento está prevista para às 15h.
O 13º Rally Barretos tem apoio da Prefeitura Municipal de Barretos e da Secretaria Municipal da Cultura. Supervisão: CBM e FPM
Organização: Rallymakers
Segundo dia da prova de abertura dos brasileiros de Rally Raid e Baja confirmou as vitórias de Francine Rossi (Motos); Conrado Matsumoto (UTV) e Gunter Hinkelmann / Weidner Moreira (Carros)
Na volta da equipe ao Brasileiro de Rally Raid, Flávio Lunardi e Fred Budtikevitz superam desafios do percurso de 140km cronometrados para serem um dos destaques entre os carros. Prova chega ao fim neste domingo (03)
Kaíque Bentivoglio (UTV); Francine Rossi (Moto) e Gunter Hinkelmann / Weidner Moreira (Carro) são os mais rápidos do sábado na prova que abre os brasileiros de Rally Raid e Baja
As inscrições continuam abertas pelo site www.rallymakers.com.br. Evento tem concentração no Parque do Peão, em Barretos (SP), de 01 a 03 de março. Entrada do público é gratuita