Capa

Aparados Off-Road conclui aventura e premia campeões

São Francisco de Paula foi a última parada do evento iniciado em Vacaria, que atravessou a Serra Gaúcha. No rally de regularidade, emoção até o fim para definir os melhores

17.10.2022  |  580 visualizações

Foram quatro dias de desafios e aventura pelo coração da Serra Gaúcha que vão deixar saudades. São Francisco de Paula recebeu os participantes do 2º Aparados Off-Road para concluir um percurso iniciado em Vacaria e, no caso do Rally de Regularidade 4x4, válido pelo Campeonato Sul Brasileiro da modalidade, premiar os vencedores. Nas quatro categorias da competição – Master, Graduado, Turismo e Novato –; a definição dos campeões foi marcada pela emoção até o último quilômetro.

E "a cereja do bolo" ficou mesmo para o fim. A terceira etapa, em uma fazenda de reflorestamento, após a largada em Cambará do Sul, foi um teste completo para pilotos e navegadores. Médias altas de velocidade, precisão na metragem e nas referências, além de trechos que exigiram bastante controle dos veículos deram o tom nos 240 quilômetros do roteiro (108 deles de disputa). O ponto alto foi a travessia do Rio Tainhas pelo Passo da Ilha, um lajeado usado desde os tempos dos tropeiros em uma região de rara beleza. O Lago São Bernardo recebeu os competidores para concluir a prova.

600 quilômetros depois...

Os melhores pilotos e navegadores foram revelados à noite, no jantar de confraternização que ocorreu em mais um local marcante: o Mátria Parque das Flores. O suspense inicial deu lugar à festa à medida que os resultados eram anunciados. Na Master, vitória dos catarinenses Leandro Riffel e Michael Masson, que coroam assim uma temporada especial. Já haviam conquistado o Transcatarina, outro dos principais ralis de regularidade do país.

"Um grande prazer andar nessa prova, a organização está de parabéns. Foi um desafio, sabíamos das dificuldades desde o começo, mas nos concentramos para ser campeões. O Michael já havia vencido no ano passado, eu vim pela primeira vez e já cheguei ao título", comemorou Riffel.

Na segunda colocação, outra dupla de Santa Catarina: José Andrade Júnior e Bernardo Schafer Andrade, pai e filho. Os paranaenses Leandro Pereira Moor, o Ximura, e Cláudio Roberto Flores terminaram em terceiro.

O gaúcho Bruno Giovano Foscarini e o paulista Leonardo Gimenes Sato ocuparam o degrau mais alto do pódio na Graduado. Somaram nas três etapas 108 pontos, apenas um a mais que Orli e Gustavo Katzer, em mais uma disputa extremamente equilibrada. Éder Reis e André Tondin concluíram o rally no terceiro lugar.

"Foram quatro dias muito legais. Estou feliz, fico até sem palavras para descrever essa emoção de vencer ao lado do meu amigo Leonardo e, agora, nos tornamos competidores da categoria Master", resumiu o piloto campeão.

Na Turismo, os catarinenses Rafael Silveira Colonetti e André Vanor Pacheco garantiram o título em grande estilo, com vitória na etapa do sábado. "Nós não tínhamos expectativa de vencer. Foi uma prova bem técnica, rápida, de piso liso, bom de andar. Ano que vem estaremos de volta com certeza", afirmou André. Ricardo Luiz Santos/Gustavo Herdt Westrup e Odair Balestrin/Lindones Antônio Três vieram a seguir na classificação final.

A definição na Novato foi marcada por uma virada no último dia. Michel Martins Dill e Talita Martins levaram o troféu de campeões, deixando Alencar Granemann e Alfredo Granemann na segunda posição. "Foi emocionante, na base da raça. Começamos mal, fomos melhorando e acolhidos por todos", disse Michel. Talita lembrou que foi o primeiro rally do casal. "Eu não conhecia bem os equipamentos, em alguns momentos deu vontade de ter um botão para ejetar o piloto. Mas vencemos e agora vamos para a Turismo".

"Como se diz aqui no Sul, o Aparados está 'garrando o nome'. A primeira edição foi uma aventura em todos os sentidos, já que começar algo novo é sempre uma aposta, e que deu certo, pois o resultado foi bem positivo. Esse ano as pessoas viram que não era uma coisa passageira, trata-se de mais um evento que veio para ficar e evoluir cada vez mais. Quem não veio e acompanhou de longe mostrou muita vontade de participar", destacou o diretor da prova, Alexandre Rech.

Passeio

Os participantes das categorias de passeio (Passeio 4x4, Passeio Radical e Trilha 4x4) também levam ótimas lembranças do 2º Aparados Off-Road. No melhor espírito do fora de estrada, eles exploraram as belezas dos Campos de Cima da Serra Gaúcha. No último dia do desafio, atravessaram o Lajeado das Margaridas, ainda em Cambará do Sul e cruzaram o Rio Tainhas pelo Passo do S e pelo Passo da Ilha, duas travessias usadas desde o tempo dos tropeiros, cercadas por um visual único.

No último dia, a caravana ganhou o reforço de ninguém menos que o prefeito de São Francisco de Paula Marcos Aguzzolli. Ele fez questão de atravessar o pórtico final com um Jeep Willys, unindo-se à aventura.

2º Aparados Off-Road
Brasileiro de Rally de Regularidade 4x4 2022

Terceira etapa:  Cambará do Sul / São Francisco de Paula

Master
1. Olair Fagundes / Jhonatan Ardigo, Mitsubishi Pajero Full, 839 pontos perdidos
2. Leandro Riffel / Michael Masson, Troller T4, 900 p.p
3. José Andrade Junior / Bernardo Schafer Andrade, Troller T4,  945 pontos perdidos
4. José Carlos da Silva / Tiago Poisl , Troller T4, 1.005  p.p.
5. Leandro Pereira Moor / Cláudio Roberto Flores, Troller T4, 1.007 p.p

Graduado
1. Orli Katzer / Gustavo Henrique Katzer, Mitsubishi Pajero Full,  1.005 pontos perdidos
2. Bruno Giovano Foscarini / Leonardo Gimenes Sato, Mitsubishi TR4, 1.006 p.p
3. Eder Reis / André Tondin, Troller T4, 1.117 p.p
4. Alan Fernando dos Santos / Alfredo Henrique da Mota Moor, Troller T4, 1.173 p.p
5. Eduardo Pereira Silva / Maria Beatriz de Andrade Silva, Troller T4,  39.668 p.p

Turismo
1. Rafael Silveira Colonetti / Andre Vanor Pacheco, Troller Conect, 1.326 pontos perdidos
2. Ricardo Luiz Santos / Gustavo Herdt Westrup, Mitsubishi Pajero Full, 1.591 p.p
3. Odair Jose Balestrin / Lindones Antônio Três, Troller T4, 1.677 p.p
4. Mirela Starhan / Lorenzo Torcato, Mitsubishi Pajero HPE, 191.014 p.p

Novato
1. Michel Martins Dill / Talita Martins, Mitsubishi L200 Triton, 184.680 pontos perdidos
2. Alencar Adami Granemann / Alfredo Adami Granemann, Mitsubishi Pajero Full, 589.868 p.p

Classificação final

Master
1. Leandro Riffel / Michael Masson, Troller T4, 102 pontos
2. Jose Andrade Junior / Bernardo Schafer Andrade, Troller T4, 98
3. Leandro Pereira Moor / Claudio Roberto Flores, Troller T4, 98
4. Olair Fagundes / Jhonatan Ardigo, Mitsubishi Pajero Full, 94
5. José Carlos da Silva / Tiago Poisl , Troller T4, 88

Graduado
1. Bruno Giovano Foscarini / Leonardo Gimenes Sato, Mitsubishi TR4, 108 pontos
2. Orli Katzer / Gustavo Henrique Katzer, Mitsubishi Pajero Full, 107
3. Eder Reis / André Tondin, Troller T4, 100
4. Alan Fernando dos Santos / Alfredo Henrique da Mota Moor, 94
5. Eduardo Pereira Silva / Maria Beatriz de Andrade Silva, 88

Turismo
1. Rafael Silveira Colonetti / Andre Vanor Pacheco, Troller Conect, 114 pontos
2. Ricardo Luiz Santos / Gustavo Herdt Westrup, Mitsubishi Pajero Full, 102
3. Odair Jose Balestrin / Lindones Antônio Três, Troller T4, 96
4. Mirela Starhan / Lorenzo Torcato, Mitsubishi Pajero HPE, 88
5. Vinicius Parizotto Gustman / Felipe Tavares, Troller T4, 49

Novato
1. Michel Martins Dill / Talita Martins, Mitsubishi L200 Triton, 107 pontos
2. Alencar Adami Granemann / Alfredo Adami Granemann, Mitsubishi Pajero Full, 102



O 2º Aparados Off-Road tem patrocínio de Imóveis Crédito Real, Resfriar, GS Performance, Tecnnic, Multital, Origin, Prodaly, Time Line, Prefeitura de Vacaria, Prefeitura de Bom Jesus e Prefeitura de São Francisco de Paula. Apoio de Q7 Off-Road, Woodtech, Sul Acessórios Off-Road, Prefeitura de São José dos Ausentes 

Leia também...
23.09.2024

Cambará do Sul consagra os vencedores do rally de regularidade e recepciona participantes das categorias de passeio após a última aventura pelos caminhos dos Campos de Cima da Serra Gaúcha

23.09.2024

Cambará do Sul consagra os vencedores do rally de regularidade e recepciona participantes das categorias de passeio após a última aventura pelos caminhos dos Campos de Cima da Serra Gaúcha

21.09.2024

Piso escorregadio dificultou a vida de pilotos e navegadores em mais um percurso técnico e com muitos obstáculos. Os campeões do rally de regularidade serão conhecidos neste sábado (21). Categorias de passeio encararam roteiros que garantiram diversão, adrenalina e paisagens de cair o queixo

20.09.2024

No Dia do Gaúcho, a chuva aparece nos Campos de Cima da Serra e torna a aventura ainda mais desafiadora para as categorias do rally de regularidade e passeio. A quarta edição do evento termina neste sábado (21), em Cambará do Sul