(Nelson Santos Jr/PhotoAction)
(Nelson Santos Jr/PhotoAction)
(Nelson Santos Jr/PhotoAction)
Início mais que promissor para a nova competição dos ralis brasileiros: a etapa de estreia da Rallymakers UTV Cup, em São Carlos (SP), reuniu um grid de alto nível técnico, com direito à participação da norte-americana Sara Price, e desafiou os participantes com um percurso veloz e ao mesmo tempo técnico, elogiado por todos.
Foram três voltas por um circuito bastante técnico de 25 quilômetros em meio a canavial (a plantação estava alta), e as primeiras aceleradas já levantaram muita poeira. Em trechos de alta velocidade, os competidores atingiram os 140 km/h – velocidade máxima permitida pelo regulamento do evento. As lombadas fizeram os UTVs saltarem e testaram o conjunto de suspensão.
“Um percurso rápido e com cana alta: foi a configuração perfeita. Isso aumentou a adrenalina e apimentou a disputa, pois aceleramos no ‘cego’, ou seja, não conseguíamos ver o que vinha pela frente. Tem que acreditar nas placas de sinalização do trajeto e obstáculos, ler rapidamente o terreno e aplicar tudo o que se sabe sobre pilotagem”, descreveu o piloto Kaique Bentivoglio. “É um campeonato que vem para ficar, com uma configuração que aumenta bem a disputa, todo mundo briga por segundos. Com certeza a Rallymakers UTV Cup nasceu para brilhar”, concluiu.
Um pódio extremamente disputado
Como previsto, não faltou emoção na briga pelas primeiras posições e a definição ocorreu por diferenças mínimas. Na geral, apenas 28 segundos separaram o vencedor, Nuno Fojo, do segundo colocado, Marcus Cotton, em um duelo de companheiros na equipe Polaris Factory Racing. A marca também conquistou da terceira à quinta posições – com Lucas Moraes; Júnior Siqueira e Kaique Bentivoglio, respectivamente.
Fojo – português radicado no Brasil – se surpreendeu com o próprio desempenho. "A prova estava muito bem sinalizada, o que me fez sentir confortável na pilotagem. Havia muitas retas e trechos de alta velocidade, e o curioso é que sempre tive melhor performance em percursos mais travados; mas desta vez fui bem nas duas condições e o resultado veio”, comemorou.
Sara Price também se divertiu em sua primeira prova no Brasil. A pilota californiana, que disputa a série Extreme E de buggies elétricos, terminou na nona posição, mesmo com uma escapada de pista que a fez perder tempo na segunda volta.
Primeira etapa concluída com sucesso
“Foi um sábado lindo, com movimentação intensa e três baterias muito disputadas. Demos um ponto pé inicial para a UTV Cup no estado de São Paulo e a primeira etapa foi concluída com êxito”, falou o diretor executivo da Rallymakers UTV Cup, Fernando Bentivoglio, destacando outro objetivo importante e que foi atingido. “Tivemos a presença das famílias dos competidores (inclusive de crianças), algo que queremos enraizar neste evento, para que todos possam vivenciar juntos momentos como esses. Um sábado de lazer, essa é a nossa proposta”, salientou.
A Rallymakers UTV Cup traz um modelo de Rally Baja mais acessível, confortável e prático aos off-roaders, tornando-se assim a porta de entrada para quem quiser ingressar neste esporte. A segunda das quatro etapas do campeonato está marcada para 28 de maio, em Sorocaba (SP). O campeonato passará ainda por Socorro (09 de julho) e Santa Bárbara d'Oeste (10 de dezembro).
Rallymakers UTV Cup - Primeira etapa: São Carlos (SP)
Classificação geral
Vencedores por categorias
UT1: Nuno Fojo (Polaris RZR Pro R/Polaris Factory Racing)
UT2: Marcus Cotton (Polaris RZR Pro XP/Polaris Factory Racing)
UT3: Júnior Siqueira (Polaris RZR Pro XP/Cotton Racing)
UT4: Guilherme Rodrigues (Polaris RZR Pro XP/HPS Racing Team)
UT5: Pedro Tocci (Polaris RZR Pro XP/Action One)
UOV: Alexandre Moulin (Can-Am Maverick X3/GC Rally Team)
UDB: Vinícius Lima/Minae Miyauti (Can-Am Maverick X3/Bianchini)
Patrocínio e apoio: Polaris One, Casarini, Kondz, Cotton Racing, Garage de France, Central Park Plaza Shopping e Urbanismo, GC Rally Team e Prefeitura Municipal de São Carlos
Supervisão: Confederação Brasileira de Motociclismo
Uma etapa na montanha e com características técnicas bem difíceis; muita intensidade a cada quilômetro percorrido nas trilhas da Fazenda Coronel Jacinto - anfitriã da terceira etapa da temporada
Competidores deixaram longos rastros de poeira, em uma etapa técnica e rápida, que rendeu prazerosas manobras aos pilotos. Teve categoria com resultados apertados e briga entre família pelo pódio
Evento em espaço no Estádio do Morumbi consagrará, no próximo dia 08, os campeões da primeira temporada da UTV CUP. Também serão premiados os melhores dos Brasileiros de Rally Cross-Country e Baja
Em sua primeira temporada, a UTV CUP leva para o Oeste de São Paulo a adrenalina do rally baja. Prova é no próximo dia 29 e as inscrições estão abertas pelo www.rallymakers.com.br