Capa

Transcatarina anuncia novidades para 2020

As mudanças começaram pelas categorias de competição que, para o próximo ano, terá nova direção técnica

27.11.2019  |  735 visualizações

Para o 12º Transcatarina – que será realizado de 07 a 11 de julho –, as categorias de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light) terão novos responsáveis pelo levantamento dos percursos: Vander Hirt (o Fritão) e André Muniz (o Deco). Ainda, há as categorias Passeio Radical e Adventure, que possuem outros coordenadores. 

“Convidamos o Fritão para assumir a direção técnica de prova; ele tem uma larga experiência na organização do RallyPR e do Transparaná, além de ser um excelente navegador. E, trouxemos de volta o Deco, como diretor adjunto de prova”, declarou o diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa. “No Brasil, temos excelentes diretores de prova, cada qual com sua característica particular. Ciente disso, quero trazer para o nosso evento o que eles têm de melhor e agregar ao estilo Transcatarina de fazer rali. Será uma prova feita em três mãos e eu estarei presente na fase inicial (na escolha dos terrenos) e no experimental (conferência). Tenho muitas expectativas para este Transcatarina, junto de pessoas de enorme referência no cenário nacional”, completou. 

Com 25 anos de vivência no rali de regularidade, Hirt disse que o convite para integrar a equipe do Transcatarina é o reconhecimento desta profissão que demanda muita responsabilidade e trabalho duro. “Dirigir um rali dessa magnitude não permite erros, e será exatamente nisso que focarei. Quero fazer disputas que exijam o melhor das duplas, sem priorizar pilotagem ou navegação. Quero testar os competidores no ‘atraso’, no ‘adianto’, nas pegadinhas e por aí vai, sem que haja dúvidas de interpretação. Quero surpreender os off-roaders para, no fim de cada etapa, eles estejam felizes e suados (mesmo com o tempo frio), e o navegador com a boca seca de tanto cantar os balaios. E que no final, todos voltem para suas casas com aquele sentimento de ‘quero mais’”, projetou Hirt, afirmando que respeitará o estilo tradicional e famoso do Transcatarina. 

Depois de três anos de afastamento, Deco Muniz está de volta ao evento e reassume a função da qual já exerceu por seis anos. “Vou fazer as conferências de trajeto e planilha e medição de prova ao lado do diretor técnico e, durante a competição, serei o responsável pelo carro zero e coordenação da equipe técnica. Pretendemos incorporar o estilo matador que o Edson criou, com etapas sem erros, rápidas, seguras e técnicas, do jeito que a família do Transcatarina gosta”, explicou Muniz. “Estou feliz por retornar a um dos maiores ralis do Brasil. Ele é único”, enfatizou. 

A largada do 12º Transcatarina será mantida na cidade de Fraiburgo (SC) com secretaria de prova no Hotel Renar. Os demais municípios que sediarão este encontro estão em negociação e serão anunciados em breve. As inscrições seguem abertas pelo site www.transcatarina.com.br; até o momento, 173 veículos confirmados.

Leia também...
31.05.2023

Na edição de 15 anos do Transcatarina, organização preparou um novo percurso para os participantes da Expedition. Serão cerca de 500 quilômetros de muito off-road, turismo e paisagens incríveis

25.05.2023

Evento terá oito dias de duração. Categorias de Competição e de Turismo serão em datas diferentes para oferecer exclusividade aos participantes. As inscrições seguem abertas

24.08.2022

Evento já conta com 256 pré-inscritos para 15ª edição, que terá novo formato (em oito dias) e muitas novidades

11.07.2022

Final dos quatro dias de aventura, em Jaraguá do Sul, foi marcado por festa, satisfação e desejo de retornar para encarar os caminhos do interior catarinense no ano que vem